Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vote certo, Por favor!

Apenas durante a leitura deste texto, deixe de lado seu partidarismo, sua crença religiosa, sua condição, seu gênero, sua individualidade e todos os seus rótulos e classificações que pretensamente te definem e tentam ocultar o simples fato de você ser um ser humano, por favor! 

Não é possível que nosso povo não esteja preocupado com os rumos de nossa nação às vésperas da eleição. Não é possível que a corrupção, o descaso e a negligência seja um mal assim tão poderoso que contaminou até nossa mente e nosso coração, nos colocando no mesmo nível das pessoas que fazem política neste pais, extirpando em nós a empatia.

Ao assistir o debate entre os candidatos a  presidência da República, não houve preocupação com o que foi apresentado? Só tive certeza de que não estava assistindo ao Casos de Família fora de horário porque o debate ocorria na Globo... 

Os candidatos não tem mais o que prometer: ou fazem ou fazem! Não há mais propostas de governo a apresentar porque a única solução é fazer e não nos basta mais prometer. Então, tivemos que assistir uma 'lavação de roupa' ridícula, como se ali diante de nós presenciássemos uma reunião de Marias Botequeiras discutindo com vizinhos por muito pouco em absurdo barraco, digno de Polícia 24 Horas. O 'argumento de sabão em pó' nunca foi tão eficiente: deprecia o outro e você vai parecer melhor!

A imagem de todo o povo brasileiro nas ruas expressando toda sua insatisfação não pode ser esquecida... E nossos políticos agem na certeza de que o povo possuí um memória curta: temos mesmo?

Você acredita ainda em propaganda política?


A maioria dos candidatos que aparecem em horário eleitoral esperam ser reeleitos. Outros, contam que conseguirão se eleger mesmo sem votos suficientes. E acredite-me: todos eles estão atuantes na política de um modo ou de outro. São as mesmas caras de décadas! São os mesmos enredos e discursos! São as mesmas 'boas' intenções! Não temos opções: somos constrangidos e obrigados e escolher alguém mesmo que não queiramos porque dizem que mesmo que você vote nulo, seu voto anulado serve para alguém!

Quando chegam diante de você prometendo fazer e realizar, te enganam: prometem o que deveriam estar fazendo! Vá buscar por notícias de cada cidade natal de cada político. Vá verificar o que ele tem feito enquanto não se candidatava. Eles querem fazer mas, porque não fizeram ao menos onde estavam? Eles se importam de verdade? Kassab se candidata a senador mas, você já viu o que ele fez na prefeitura de São Paulo? Maluf pede voto em horário eleitoral mas, ele ainda está no site da Interpol! Tiririca é o mais votado mas, atua pelos artistas circenses e humoristas! Willys só trabalha para homoafetivos! E nem vou mencionar quantos  candidatos estão envolvidos em escândalos! Você vê seu amigo na rede social difamando seu candidato? Vá atrás de notícias mais antigas dentro de quatro anos e saiba das coisas por você mesmo!

Não leve em conta a propaganda política, nem as imagens com apelo emocional, nem os discursos eufóricos e entusiastas, nem o resultado de pesquisas e muito menos seu desejo de estar certo diante das pessoas que você conhece: olhe a sua volta!  Se fizeram, não foi mais do que a obrigação deles: estão lá pra isso! Se não fizeram, olhe ao seu redor e certifique-se com os próprios olhos!

Não importa mais qual a classe social você faz parte... Não importa mais se você é de esquerda ou de direita... Não importa mais sua utopia, sua filosofia. Não importa mais se saúde, educação e segurança são particulares ou públicos,  não importa sua crença religiosa, sua causa, não importa mais nada: o país está mergulhado em um verdadeiro descaso, consumido e explorado pela corrupção que se alastra em todas as áreas da sociedade.

Enquanto você discute com outras pessoas em defesa de sua ideia, os políticos apertam as mãos nos bastidores em pactos pré e pós eleição. O país não está como está por causa do partido X ou Y: está como está por causa do Sistema Político antiguado!

Se você pesquisar sobre a História da Humanidade ao longo dos anos, verá antigas táticas se repetindo e a diferença é que são apenas novos personagens e máscaras novas. A corrupção é um vírus mortal que vai contaminando tudo o que vê pela frente! Nosso Sistema Político é o mesmo da História Antiga! Ela funciona bem na religião, na manipulação, na influência, no comércio...

Visualize comigo por exemplo a tática das empresas: elas se apresentam através de uma inversão de valores. Você não é mais a peça importante! Eles se mostram mais importantes e você é quem precisa deles. Passam a ideia de que sem elas você não pode ter uma vida melhor. Passam a ideia de que seus produtos te oferecem um status social que o coloca em melhor posição que os outros. Então, só são prestadores de serviços no nome: a bem verdade é que você paga pelo privilégio de ter o que oferecem como se fosse um favor. 

Agora, estenda para outros setores esta tática cuja ponte entre todos aqueles que te enxergam como possível alvo para exploração e você é a publicidade. Sim, a publicidade é a ponte entre a ideia que querem implantar e seu inconsciente. Todos os setores da sociedade fazem uso dela. Uma imagem é tão poderosa que não precisa atingir seu consciente: basta alcançar seu inconsciente. Uma imagem não precisa fazer sentido, basta que acerte o alvo. Por isso, muitas vezes você assisti uma propaganda e reclama que foi mal feita por não ter sentido algum: a ideia original não é ter sentido, é entrar no seu inconsciente.

Todos os setores fazem isso e para nossa política obsoleta o modo como as pessoas se encontram influenciáveis é um prato cheio! Você tem que estar de um lado, você tem que consumir determinados produtos, você tem que frequentar determinados lugares, você deve adquirir certas coisas para que seu inconsciente crie a ilusão de que você está bem posicionado na sociedade ou em seu grupo, que você foi aceito ou está  enquadrado no padrão.

Enquanto nossos políticos já fazem pactos, os eleitores duelam entre si declarando publicamente sua opção de voto que deveria ser secreta se esquecendo de um pequeno detalhe: nossa opção como indivíduos é uma, nossa opção como um coletivo é outra! Como indivíduos temos direitos pessoais conforme nossa vontade ou necessidade, como coletivo a história é outra...




Seus direitos como indivíduo e como integrante de um grupo ou sociedade


Utilizam muito a expressão 'cidadão' porque ela é generalizadora: ela não é explícita em te classificar como indivíduo ou como parte de um grupo. "Você cidadão" te classifica indivíduo mas, um cidadão é parte integrante de um conjunto. 

Como indivíduo você tem direito de escolher o que quer para sua Vida que só você pode viver. Você pode ser hétero ou homoafetivo, pode ser evangélico ou do candomblé, pode ser ateu ou teista, pode ser cético ou crédulo, pode ser roqueiro ou pagodeiro, pode ser o que quiser pois, você vive em um país com liberdade de escolha.  Como parte de uma sociedade, seus direitos são outros.

Como cidadão seus direitos devem ser IGUAIS ao de todo cidadão e não importa o direito de escolha que usufrui: seu direito de crença deve ser o mesmo para aquele que crê em um religião diferente, seu direito de ir e vir deve ser o mesmo para quem não pode ir e vir sozinho, seu direito como indivíduo deve ser o mesmo para qualquer indivíduo! Se seu direito como indivíduo passa a interferir no direito de outras pessoas que não fizeram a mesma escolha que você, não há igualdade e muito menos justiça!

As causas são muito nobres e promessas de eleição podem até ser o desejo de muita gente mas, tudo isso precisa garantir a igualdade e preservar o direito de cada um como indivíduo para que uma sociedade possa ser mantida. Você aprende ainda muito cedo na escola que ' a família é o NÚCLEO da sociedade'... Se a maioria das famílias não estiver bem, teremos um sociedade caótica. Se um indivíduo não estiver bem, teremos uma família desestruturada. 

Os discursos calorosos não esclarecem a você que não se pode fazer política com causas isoladas: causas isoladas não garantem igualdade. Se eu for para o Senado ou para a Câmara dos deputados defender os homoafetivos, eu trabalharei apenas pelos homofetivos e o que terei a oferecer aos héteros é o que tenho para homoafetivos. Se eu trabalhar pelos cristãos, terei a oferecer  sociedade um padrão dentro de minha crença cristã. Se eu trabalhar baseado em uma ideologia, eu só poderei oferecer a quem não concorda com ela o que a ideologia tem. É assim que vamos anulando a necessidade real de indivíduos e grupos, da sociedade seja como indivíduos e como um Todo. Extirpamos  Igualdade e a Justiça não pode ser aplicável. Porque anulamos o indivíduo como ser humano e o colocamos como peça de um grande jogo de cartas marcadas vestidos de cores, rótulos, números e classificações. E me diga: deseja inda ser visto assim? Como parte de uma estatística?


Nossos políticos fingem se importar com você!


Lembre-se: partidarismo ou escolher um candidato não é como torcer para um time, não é como defender a própria religião, não é como assistir a Fazenda ou BBB  e escolher quem deve sair. Sua escolha pode satisfazer à você como indivíduo mas, vai satisfazer a todos como sociedade e nação?

Se o indivíduo é predisposto a escolher sempre o que quer e não o que precisa, você está mesmo apto a decidir o que é melhor pra todo mundo? O que é bom pra você pode não ser bom pra mim... O que você precisa pode não ser o que estou precisando...

A sociedade se dividiu em mitos ilusórios e cada vez mais deixa de ser uma comunidade humana: se sou corintiano sou maloqueiro e se sou são paulino sou playboy; se sou cristão sou de Deus, se sou umbandista sou do Diabo; se sou roqueiro sou maconheiro; se sou pagodeiro sou traficante; se nasci na parte de baixo do país sou classe média e gente, se nasci na parte de cima sou pobre e bicho; se nasci negro sou bandido, se nasci branco sou confiável; se sou de esquerda sou devoto de Stalin, se sou de direita tenho a benção do Tio Sam....

Quando é que seremos seres humanos? Porque entre o corintiano e o são paulino há o gremista, entre o cristão e o umbandista há o taoista, entre o roqueiro e o pagodeiro há o gótico, entre os sulistas e os nordestinos há os estrangeiros e seus descendentes, entre o negro e o branco há o amarelo e o vermelho, entre esquerda e direita há os neutros...

Nessa maravilha multidiversa de nosso país, quero lembrar de um pequeno fato cotidiano: pessoas assaltadas, estupradas roubadas, enganadas, exploradas, doentes, que precisam de estudo, de emprego, de moradia, de segurança, de usufruir seus direitos independem de qualquer lista acima... Nas lápides e placas nos cemitérios, há pessoas de todas as cores, classes sociais, religiões, gêneros, idades... Mas, claro... Já resolveram como classificar todo mundo separando cemitérios de elite, de classe média e de pobre... Até caixão quer determinar de que nível ou grupo você pertence! Ainda assim, a decomposição atua igual pra todos...


O que é seu voto?


O poder real é do povo! É o povo o braço forte que alavanca uma nação e a faz crescer. Por isso o povo é tão explorado e manipulado para que se mantenha sobre o controle dos exploradores. Sem um povo, não há nação!

Mas, como todo o povo não pode governar, precisamos escolher pessoas que nos representem para administrar nosso país concedendo assim, nosso poder. Esses administradores precisam estar aptos e atender todas as nossas necessidade como indivíduos e como parte da sociedade.  Através desses administradores, nossos direitos como indivíduos são preservados e melhorados e os direitos de todos como um Todo que garante Igualdade e Justiça também. 

Para que poucas pessoas - em relação ao número que forma a população - possam usar o poder do povo, o povo assina uma PROCURAÇÃO! Esta procuração dá por tempo pré determinado o direito de usar nosso poder e fazer por nós o que esperamos que façam! Isto é o VOTO!

Á partir do momento que seus direitos como indivíduo e como cidadão não estão sendo satisfatórios, você fornece NOVA procuração a NOVO administrador.

A quem você concede sua procuração deve ser bem pensado e, nesta reflexão você não pode pensar apenas em si mesmo mas também em você como parte de uma grande nação. Sua opção pessoal vai até certo ponto: à partir deste ponto é preciso refletir se as necessidades de TODA a população será atendida.

Por isso, por favor: vote direito! Sua escolha vai interferir diretamente na minha vida e na vida de minha família! - S.C.


Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.